Tendo como local a Loja Estância do Assador, que vende as carnes da APROCCIMA em Caxias do Sul, 16 alunos da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre, coordenados pela professora Yara Sune, que leciona a disciplina “Ferramentas de Gestão do Agronegócio”, conheceram os trabalhos da APROCCIMA. A turma tem boa formação acadêmica, pois está fazendo seu MBA no tema. O presidente Carlos Simm contou a história, que iniciou com a fundação do Cite 120 em 1997 e a criação da Associação em 2006, com o apoio da UCS. Mostrou também que a principal função da APROCCIMA é a organização de cadeias produtivas, através de suas Unidades de Negócio. Outro ponto destacado é a negociação de preços com todos os elos da cadeia. A utilização de ferramentas tecnológicas modernas na produção, a oferta de diferentes tipos de carne bovina, as estratégias inovadoras de marketing, como a rastreabilidade e a harmonização com vinhos e cerveja especiais, fazem da APROCCIMA um exemplo de associativismo. Yara informou que os alunos farão um trabalho indicando estratégias para atrair mais clientes para as lojas parceiras da APROCCIMA. |