Notícias On-line

Informações

PROJETO BOAS PRATICAS COMEÇA NO SUL DO PAÍS - 12-12-2009
Foto: Kéke Barcellos
Foto: Kéke Barcellos
Tem início no próximo dia 27, o projeto Boas Práticas Agropecuárias(BPA) direcionado aos produtores da Associação de Produtores dos Campos de Cima da Serra-APROCCIMA. O evento acontece em Vacaria(RS) e tem por objetivo sensibilizar os pecuaristas para adoção de boas práticas nos seus negócios pecuários.

Esta é uma iniciativa conjunta da Embrapa Pecuária Sul e Gado de Corte, unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, Emater/RS, Sebrae, Farsul/Senar, UFRGS e APROCCIMA.

O programa prevê uma reunião interna de trabalho, durante o período da manhã, que servirá para aproximação de interesses e objetivos entre o projeto e a associação de produtores. À tarde, acontecerá um a agenda para sensibilizar e descrever o projeto BPA direcionado a 30 produtores da APROCCIMA, com a participação das instituições envolvidas no projeto.

O Chefe de P&DI e pesquisador Alexandre Varella, da Embrapa Pecuária Sul, explicou o motivo pelo começo de atividades de BPA no RS, pela região de Vacaria, por entender que é possível integrar-se a uma aliança mercadológica já existente.

“Vamos estimular os produtores a possuírem produtos qualificados e diferenciados junto ao mercado, pois no uso da ciência, do conhecimento e da tecnologia somos parceiros, mas nos negócios, precisamos ser mais competitivos”, ensinou Varella.

Ele fala que o BPA é um programa que pretende melhorar o desempenho do sistema produtivo de uma propriedade rural e adequar as boas práticas ambientais, técnicas, sociais, econômicas e de bem estar animal. “Vamos apresentar procedimentos mais adequados a serem ajustados nas propriedades e agregar valor ao produto da APROCCIMA”, adiantou Alexandre.

Diagnóstico da região

Neste mês de março, Alexandre Varella viajará a Vacaria juntamente com a pesquisadora Cristina Genro e o sócio economista Jorge Sant’Anna para realização da reunião de sensibilização.

Após isso, a Emater/RS fará um diagnóstico inicial com as propriedades, registrando onde há problemas de ajustes de hábitos e procedimentos sobre boas práticas nos sistemas de produção animal das propriedades.

A idéia neste encontro (no dia 27) é definir o número de propriedades participantes e o programa BPA vai emitir ao longo do projeto um certificado de conformidade àquelas propriedades que estiverem adotando as BPAs em bovinos de corte.
 
“É uma espécie de ‘selo’ de qualidade previsto nesta atividade. O Sebrae e o Senar estarão com a responsabilidade de realizar os cursos de formação de multiplicadores e o treinamento técnico dos produtores e seus funcionários para a adoção das BPAs”, declara Alexandre.

Novos participantes

Alexandre Varella comenta que este é um projeto-piloto, mas que pretende incluir novos produtores no futuro. No caso da APROCCIMA estamos envolvendo dois frigoríficos e seis estabelecimentos de varejo(supermercados) do nordeste do Estado.

O objetivo é preparar os produtores da APROCCIMA para estabelecer uma oferta de carne, com um produto identificado e que siga princípios de segurança alimentar e as BPAs indicadas”, concluiu.
Fonte: http://www.cppsul.embrapa.br/unidade/noticias:noticia/145?ano=2009&mes=3
 
 
 
 
 
 
 
 
Usuário:
Senha:
 
Usuário:
Senha:
 
Incluir em Favoritos