Programas de produção integrada |
|
|
No Brasil, existem diversos programas de produção integrada na área da fruticultura, mas na área de gado de corte, o projeto de Produção Integrada de Gado de Corte (Sapi) dos Campos de Araucária do RS e SC é pioneiro.
Um dos primeiros passos será a elaboração de diretrizes e normas técnicas (aplicáveis e auditáveis) para a produção integrada de gado de corte, que será feita pelos Comitês Gestor e Técnico e, depois, deverá ser aprovada e publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Para começar a elaborar as regras que serão válidas para todo o país, representantes das entidades que integram o Comitê (Emater/RS-Ascar, Mapa, Seappa, UCS, Ufrgs, Fetag, Federacite, Aproccima, Sebrae e Farsul) estiveram reunidos no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, nesta terça-feira (8). O zootecnista da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, explica que a produção integrada baseia-se no uso das Boas Práticas Agropecuárias, na rastreabilidade e na integração da cadeia da carne, entre outros. “O objetivo é produzir alimentos seguros e de qualidade, respeitando o meio ambiente, a fim de atender novas demandas de mercados, cada vez mais exigentes”, afirma.
Na região, existe um projeto-piloto com 14 produtores que fazem parte da Aproccima (Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra), que já aplicam as Boas Práticas Agropecuárias. Nessas 14 propriedades é feito um acompanhamento de 121 itens, referentes a 11 pontos de controle (desde a gestão econômica, financeira e ambiental, até o manejo reprodutivo) e, por isso, elas deverão ser as primeiras a aderirem ao Programa. A produção integrada de gado de corte deverá resultar, ainda, em competitividade, organização da base produtiva, valorização e diferenciação do produto, servindo de base para a busca de uma indicação geográfica para a carne dos Campos de Araucária.
Os trabalhos de elaboração das diretrizes e normas técnicas para a produção integrada de gado de corte terão continuidade na próxima semana, dias 15 e 16, em reunião que será realizada no Hotel São Bernardo, em Vacaria, a partir das 9 horas. Técnicos de Santa Catarina também irão participar do encontro.
Informações:
Assessoria de Imprensa – Emater/RS-Ascar Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
Fones: (54) 3223-5633 e 99768863
www.emater.tche.br |