A monografia “Atributos valorizados pelos consumidores em relação à carne bovina e ao ponto de venda – Estudo de caso da APROCCIMA” foi apresentada durante o 1º Seminário de Produção Acadêmica dos Empregados da ASCAR que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em Porto Alegre – RS.
O trabalho foi realizado pelo Zootecnista Jaime Eduardo Ries, colaborador da APROCCIMA, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão do Agronegócio, curso concluído em 2010, na UNISINOS.
No estudo, foram entrevistados 126 consumidores de carne bovina, em três estabelecimentos varejistas que comercializam carne bovina da APROCCIMA, nas cidades de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Antonio Prado, na Serra Gaúcha. Foram identificadas as características valorizadas pelos consumidores em relação à carne bovina e ao ponto de venda e a forma como o perfil do consumidor afeta suas preferências.
Um dos pontos de destaque do trabalho foi o fato dos consumidores terem demonstrado interesse em conhecer informações sobre o processo produtivo, relacionadas à proteção ambiental, bem-estar animal, responsabilidade social e segurança alimentar, quesitos do Projeto de Boas Práticas Agropecuárias – BPA, do qual a APROCCIMA é o único grupo participante na região Sul do país.
A monografia completa pode ser acessada no site da EMATER/RS, através do link: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Mono_Jaime_Ries.pdf
|